Jumaat, 27 Oktober 2017

Escola Menino Jesus de Praga recebe com entusiasmo


Continuando minhas visitas aos educandários para levar minhas duas últimas publicações, aportei-me na Escola Menino Jesus de Praga. Entusiasmo e alegria marcaram os momentos com diretores, professores, mães de alunos e crianças. Durante a contação de histórias, os olhinhos atentos não perdiam uma só palavra.  Ávida pelos livros, a garotada fez a festa! Emocionou-me a atitude do aluno Francisco Inácio Costa que comprou uniforme novo para me receber e, com gestos de surpresa, mostrou o quanto os livros fazem parte de seu encantamento.
Agradeço muitíssimo à diretora Ivone e à Laurinha. Também à Cida, que tão bem sabe preparar os alunos com seu violão e canções. A todas as professoras, agradeço o carinho. Que Deus abençoe o trabalho dessa escola que sempre me acolhe com afeto e tanto nos ajuda a fazer do hábito de leitura a meta de nossos esforços.

Algumas fotos ilustram nossa passagem pela escola.











Rabu, 25 Oktober 2017

Escola Jairo Grossi abre portas para os livros


Continuando os lançamentos de meus livros Dança do Piolho e Na Garupa do Sonho, aportei-me na Escola Jairo Grossi. Fui recebida com carinho tal que me senti em casa.
Agradecendo a Deus pela oportunidade de continuar com o meu trabalho de forma prazerosa, agradeço também à diretora da escola. Francisca, amavelmente, possibilitou esse encontro.  Agradeço ainda à Eliza Cristine de Resende Marques, coordenadora de área e organizadora do evento. De forma impecável, tratou de todos os detalhes e acolheu-me com seu riso, que tem sempre aquele ar de festa. Meu agradecimento vai, também, para a supervisora e professoras que apoiaram os livros com a presença e o incentivo aos alunos.   E, para a UNEC TV, ao Wanderley Otoni e Angélica. Meu caloroso abraço às crianças – motivo de nossa luta e entusiasmo – pela acolhida risonha e cheia de interesse. De forma especial, aos amigos que estiveram lá inundando-me de certezas e reafirmando a amizade companheira: Humberto Luiz Salustiano Costa, Célia Bomfim Ribeiro,  Heloísa Chálabi, Clotilde Ferreira Junqueira, Eugênio Maria Gomes, Lígia Maria dos Reis Matos, e  Almério Matos por me acompanhar ao violão com o costumeiro talento.
Durante minha apresentação, como tenho feito em outras escolas,  mostrei um livro grande encapado e dourado, dizendo que ali estava um objeto de ouro, pois é dele que saem maravilhas de conhecimento e prazer.  Continuei na Contação de Histórias sobre a diversidade, focalizando as diferenças entre os alunos de uma sala de aula. Mostrei que as diferenças nos distinguem e nos tornam iguais. Em seguida, busquei no livro  a Poesia. Pelo fato de a criança ser lúdica e lírica, sua alma combina com os poemas em que ritmo e lirismo compõem um  jogo poético  que contribui para a memorização, o prazer de ler, além de aguçar a criatividade.Pelo fato de a poesia ser subjetiva, facilita ao aluno  o ato de poetar.  Prova disso, foi o presente que ganhei dos alunos Sthella Meireles, Renato Alves e Maria Eduarda Lacerda Silveira que me dedicaram lindos poemas.  Com sensibilidade e ternura de passarinho no ninho, teceram versos com conteúdo, sem rimas forçadas ou palavras soltas. Tudo fazia sentido, e tocou profundamente o meu coração  ávido da emoção que a poesia provoca.  Finalmente, embrulhei os poemas na música. Essa arte educa os sentimentos por meio dos sons, facilita o aprendizado e cria empatia entre alunos e professor. Música e poesia juntas despertam interesse maior, pois as duas fazem parte do jogo lúdico. Melodia, ritmo, rimas, palavras, versos, emoções – encantam crianças de todas as idades. 
Algumas fotos ilustram e eternizam o momento, que ficará comigo a marcar a caminhada com os livros.