sexta-feira, 10 de abril de 2015

Dr. Ígor de Oliveira Cláber Siqueira


Quero reiniciar minha participação no Diário de Caratinga retratando uma figura iluminada e querida, para que meu recomeço seja, também, de luz e bem. Trata-se de Dr. Ígor de Oliveira Cláber Siqueira.   A trajetória e as virtudes desse jovem médico são motivo de admiração e aplauso.  Duas qualidades se sobressaem em sua maneira de se conduzir: a caridade e a abnegação.   Aqueles de seu convívio, bem como os beneficiados de sua conduta médica, são unânimes em reconhecer nele um apóstolo da medicina revestido das graças do alto. Tão especial, que o terreno e o divino se fundem em seus gestos. Profundamente humano, enquanto busca a cura para os males do corpo, leva ainda o alimento para a alma. Sua presença vai além do profissional estudioso e competente, extrapola e atinge as fibras de dentro, as raízes da dor. Isso porque ele sabe o valor da escuta. Ele usa essa ferramenta, não só para conhecer as queixas que auxiliam  exames e diagnóstico, mas para auscultar as emoções e descobrir a lágrima oculta.  Sabendo que a arte de escutar é importante  também no relacionamento com todos na vida cotidiana,  o grande escritor e psicólogo Rubem Alves afirmou: é na escuta que nasce o amor, e é na não escuta  que ele se acaba.     E Ígor  escuta com a mente de médico e com  o coração de amigo. Sem pressa, sem ansiedade, como se cada paciente  fosse único. 
A especialidade escolhida  é completamente condizente com sua vocação : médico de família. No  interior dos lares  ele se realiza porque sabe, como ninguém, que o sofrimento de um ente familiar acaba por tocar todos da casa.   Com a mesma disposição e carinho de todos os dias, sobe à periferia, entra nas casas simples e ali deixa  o conhecimento profissional  e a sabedoria dos que veem no outro a imagem do Cristo.  Por gostar do que faz, por  inspiração divina e pela experiência adquirida no exercício da compreensão, ele tem levado a cura e o alento. As famílias que tiveram o privilégio de tê-lo à cabeceira em momentos de doenças graves, não têm palavras para expressar elogios e agradecer o desvelo e as palavras sábias suscitadoras da fé, como se fossem  sopradas por Deus.   
            Ígor nasceu em Caratinga no dia   20 de maio de 1979. É filho de Jorge Cláber Moreira de Siqueira e Rody de Oliveira Cláber Siqueira.
Tem uma irmã, a Sabrina. Amigos muito unidos, sempre souberam trocar boas ideias. E, segundo o pai, ela foi sua inspiração na caminhada de generosidade e entrega ao próximo.  Dotada do mesmo espírito de bondade, soube ser-lhe exemplo vivo com  exortações de espiritualidade.
Ele teve uma infância feliz e comum às crianças de seu tempo. Tímido, mas gostava de ser filmado fazendo artes e mesuras. Afetuoso com os parentes, tem na tia Ana Zélia uma segunda mãe, e dela guarda lembranças dos mimos, dos sorvetes nas tardes de verão e dos passeios na roça.
Casado com Rafaela Marques de Lima Cláber, têm dois filhos: Clara e Pedro.  Pai  carinhoso e presente; esposo dedicado, companheiro. Se para os de fora é tão comprometido e afetuoso, o que dirá para com os de casa. Rafaela, que não poupa elogios ao marido, é  esposa e mãe zelosa , pessoa delicada e amável.
Ígor estudou na escola Professor Jairo Grossi, sendo aluno aplicado. Venceu o concurso promovido pela instituição com a finalidade de escolher o logotipo da escola. Original, o emblema leva a marca de seu talento.  Estudou em Viçosa e cursou medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora. 
Trabalhou no Posto de Saúde do Bairro das Graças e ali conquistou a população com seu jeito de se doar a todos. Hoje, além da função de médico de família, dá assistência aos presídios. E, por conta dos bons resultados, ministra palestras, participa de livros com artigos sobre saúde presidiária.
Diante de uma vida tão fecunda e de tantos acertos, agradecemos ao Ígor pela entrega de si mesmo em favor dos que sofrem. Só Deus poderá pagar-lhe por nós com bênçãos de saúde, alegrias e paz. Que lhe seja dada sempre a mesma paz que ele semeia na estrada de todos.  Ígor merece por não ter enterrado os talentos dados pelo Deus, antes, tem procurado multiplicá-los em favor do próximo.




  





3 comentários:

  1. Só eu sei o quando o meu amigo Dr Igor mim ajudou. Sinto falta de quando com ele podia conversar e desabafar, hoje estou presa num mundo só meu e sinto muita falta do Dr Igor e eu ja não o vejo faz tempo e tenho proucurado por ele. Agradeço Dr Igor por tudo o que fez por mim e o senhor faz muita falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marilene,
      Primeiramente , queria dizer MUITO OBRIGADO.
      Com apenas doze anos de profissão, jamais esperava ser homenageado por alguém, muito menos por uma grande escritora de tamanha envergadura moral como você.
      Aos 11 anos de idade fui ao lançamento do livro “Lua de Rapadura”, se não me engano aconteceu no antigo Cine Brasil. Assisti a aquele espetáculo de dança e poesia; jamais esperava que um dia aquela renomada escritora fosse escrever algo sobre mim, com tanta gente legal para ser lembrada na nossa Caratinga...
      Os médicos geralmente são supervalorizados pelo fato de terem a capacidade de aliviar as dores físicas das pessoas com suas simples prescrições. Quem dera se a população tivesse uma pequena noção como os escritores são capazes de fazer muito mais: aliviam as dores da alma...
      Jamais terei belas palavras para expressar o efeito das suas palavras. Minha gratidão é apenas uma gota de água que pinga lentamente no seu oceano de conhecimento e generosidade.
      Semana passada, cometi um erro médico. Nós médicos , quando erramos, sentimos uma dor que não podemos descrever. Dor essa que fere os nossos mais profundos sentimentos, o sentimento de “primum non nocere”. Essa dor ,nenhum remédio prescrito alivia.
      Saiba que suas palavras vieram do no dia seguinte do fato. Vieram de Deus através de uma grande mulher, com moral para pronunciá-las e que tem competência para articular muito bem as palavras de forma escrita e verbal. Só assim seria possível o alívio... Não vejo outra forma.
      Pelas lindas palavras e por aliviar minha dor: Muito obrigado!
      Igor de Oliveira Claber Siqueira

      Excluir
    2. Merecida homenagem!
      Suas palavras são pérolas a serem apreciadas Marilene. Apreciadas e valorizadas.
      Muitos podem não entender esta dedicação do Igor à medicina, ao próximo e com certeza através disto, à Deus.
      Tenho a convicção que temos na vida tempo de plantio
      e tempo de colheita e, poucos são os que conseguem fazer tudo isto no tempo certo.
      Neste grupo seleto de pessoas vejo o Igor,
      este meu amigo simples e acolhedor, que não tem qualquer restrição ou cerimônia de poupar esforços para auxiliar aos outros e partilhar com seus pares que o buscam,
      seus conhecimentos de medicina que não aprendemos nos bancos escolares.
      Nesta oportunidade aproveito para externar meu agradecimento ao seu acolhimento Igor,
      que partilha suas experiências de bom grado,
      com paciência ímpar e delicadeza da alma.
      A caminhada de aprendizado está sempre começando,
      e tenho o privilégio de ser acolhida por você.
      Deus abençoe os talentos que são em essência e extensão aproveitados...talento da escrita de Marilene,
      talento da prática da verdadeira Medicina de Igor.
      Luz e paz!
      Deixo a vocês o meu mais afetuoso abraço!
      Andréa da Costa Lopes Silva Araújo

      Excluir