quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Hoje é dia de Maria Carolina

                                             
          Maria Carolina Rodrigues Lopes nasceu no dia 07 de novembro de 2000. Na virada do século que prenunciava um novo tempo, sua chegada também se revestia de esperança, de bons desejos, de contentamento e bênçãos.
          Os pais, Marcos e Ivone, de joelhos agradeciam o presente do céu, um novo ser  chegando para  inundar de luz a casa, a existência e o coração deles.
          Desde pequena encantava todos a seu redor com a suavidade de seu riso, vivacidade de seus gestos e de seu olhar de curiosidade. Participativa e inteligente, logo permitiu que a poesia, a música, a dança e o teatro fizessem parte de sua infância.  Aos 4 anos de idade participou do primeiro recital de poesias na Escola Municipal Cinderela com o poema “Caixa Mágica de Surpresa”. Na verdade, a caixa mágica de surpresa foi ela mesma que surpreendeu com sua graça e com a maneira expressiva de declamar. A partir daí, era sempre convidada a participar de eventos. Em minhas festas, ela era presença constante e apreciada. Decorava com facilidade e, não importando o tema, fazia sublime todo e qualquer verso.   Também, a magia da música a conquistou e marcou profundamente sua infância.  Para começar, foi protagonista da peça “O Mágico de Oz” e cantou a música “Além do arco- íris”.  O momento foi tão emocionante que arrancou aplausos entusiasmados da plateia e deixou um toque de encantamento em sua alma. Toda vez que escuta essa melodia, a lembrança daquele momento toca-lhe o sentimento.  Nos recitais de poesia da E. E. Menino Jesus de Praga, sempre conquistou os primeiros lugares, colecionando medalhas e elogios. Com os poemas “Minha Escola” e “Mãe Brasileira”  de minha autoria, ela comoveu o público e as recitou em outras cidades representando a Escola.   Demonstrava a mesma garra e determinação em outras atividades, como o futsal, vôlei e ginástica rítmica. Isso nos mostra o quanto a arte foi evidenciando seus dons e apontando para um rico potencial.
          Muito estudiosa, gosta de ler e escrever. Nas minhas oficinas de “Produção de Textos” foi sempre notável. Atenta, escrevia bem, inventava e sabia passear pelo mundo da lua. Depois, foi tomando traquejo com as palavras e brilhava nos argumentos.
             Acalenta dois sonhos: o de ser cantora e médica. Cantora ela já é. Nos próximos dias lançará seu primeiro CD com 12 canções de sua autoria. Com a supervisão do Beto de Souza, o trabalho tem tudo para agradar e fazê-la continuar.  Quanto à medicina, já sabemos que alcançará esse ideal. Por tudo quanto conhecemos dela, já antevemos a profissional competente diante das doenças do corpo, e generosa diante dos males da alma.
          Filha carinhosa a proporcionar somente alegrias à família. Irmã parceira, amiga leal das confidências, dos segredos, do compartilhamento de tristezas e conquistas.  Maria Luísa Silvério Rodrigues é a amiga especial que pode nos dizer da amizade bonita que as une. Recentemente, os amigos Fábio e Teixeira fazem parte de seu afeto, já considerados pessoas da família.
          Ama, respeita, admira os avós.  Herdou da bisavó, Maria Maximiliana, a devoção à Santíssima Virgem. Nossa menina é religiosa, de preces, de ação e de fé. Participa das pregações de Louvores ao Senhor no EAC, e sempre integra equipes para encontros de formação e espiritualidade.
          Agora, Maria Carolina completa 15 anos. Adentra a juventude aquecida por uma infância feliz.  A mocidade é considerada por muitos o tempo mais feliz da vida por guardar os sonhos, o entusiasmo, as descobertas. É o tempo de flores e de amores, mas também é o tempo de incertezas e dúvidas que o fazem instigante e desafiador. Embora haja hoje maior abertura ao diálogo, aos namoros, aos prazeres, é preciso ter discernimento diante da liberdade.  É época do plantio daquilo que se vai colher depois. Por isso, desejo à Maria Carolina todas as bênção de Deus sobre sua vida. Que Ele guie seus passos no caminho do bem, enquanto Maria Santíssima vá acalantando-a e dando-lhe o colo nos atalhos do caminho.
          Há de se ter paciência e compreensão com a menina-moça. Nela misturam-se alegrias e tristezas, “um quer e não quer”, um vaivém de emoções que a faz inconstante. Machado de Assis define muito bem essa etapa da vida:
Está naquela idade inquieta e duvidosa,
que não é dia claro e já é o alvorecer;
entreaberto botão, entrefechada rosa,
um pouco de menina e um pouco de mulher.
É que esta criatura adorável, divina,
nem se pode explicar, nem se pode entender;
procura-se a mulher e encontra-se a menina,
quer-se ver a menina e encontra-se a mulher.
              Agradecemos a Deus pela vida de Maria Carolina, por suas qualidades e escolhas. Agradecemos, também, pela família amorosa e atenta, especialmente pelos pais que souberam lhe dar incentivo às realizações, exemplo à conduta e amor incondicional a forrar de segurança seus passos.
          Que a felicidade faça morada em você. Não só dessa felicidade de risos e alardes, mas da grande felicidade interior, que a leve a se sentir feliz em qualquer tempo, em qualquer lugar. Mesmo sendo inverno, que você guarde no peito a primavera.
           A oração seja-lhe alimento diário. Aprendida no colo da mãe, no catecismo de criança e nos ensinamentos do divino Mestre, possa você, no poder infinito da prece, inundar-se de paz e fortalecer a fé – que é graça e busca.
          Não pense que só lhe desejo instantes sérios e compenetrados. Não. Desejo-lhe risos, viagens, namorados, amores, amigos, sonhos e mais sonhos. E mais: que você conserve o coração de criança para se deslumbrar com as coisas simples da vida. 

          Continuo seguindo seu sucesso e torcendo por você.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário