sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Marilene Godinho no CNEC


Na última quinta-feira, dia 21, lancei meus livros “Dança do Piolho” e “Na Garupa do Sonho” no Colégio CNEC. Fui presenteada com uma carinhosa recepção. Por isso o meu primeiro gesto é de agradecimento. Primeiramente, a Deus por me conceder a saúde, o entusiasmo e o prosseguir na missão de levar livros às crianças. Depois, agradeço à diretora da escola Sra. Ana Paula e à orientadora Andreia. Com gratidão nas mãos, agradeço à coordenadora Maria do Carmo Alves Santos Chamareli. Educadora experiente e capacitada, acompanha-me há muitos anos por ser grande amiga e por conhecer dos benefícios do livro. Ela é uma estrela de primeira grandeza que resplandece sua luz de pura vocação sobre o exemplar educandário.
Agradeço a parceria dos pais. Abraço, carinhosamente, as crianças que me inundaram de incentivo e afeto. Encantaram-me a alegria delas, a atenção que deram à minha fala, os olhares luminosos sobre os livros e a curiosidade que os fazia manuseá-los querendo adivinhar o conteúdo. E, no final, ainda apresentaram uma dança, cuja coreografia foi elaborada por elas mesmas. Linda!
Agradeço de forma especial, a presença do querido Monsenhor Raul, que desde o meu primeiro livro, há quase 40 anos, tem me trazido seu sorriso, sua amizade e sua bênção. Um amigo que aconchego no mais profundo de meu coração.  Também emocionou-me a presença de Marília Chálabi, para quem dediquei um dos livros. Sempre companheira e, por conhecer de perto a área educacional, valoriza e estimula. Agradeço, ainda, a colaboração do Sistec, especialmente ao cinegrafista Wilson Júnior e ao repórter Lucas Vieira. Além da entrevista comigo, o Lucas estendeu sua atuação aos alunos numa conversa proveitosa que os fez se sentirem importantes e participativos.
Mostrando um livro muito grande, ressaltei quantas coisas boas saem dele: histórias, música, poesia. Depois, optei pela contação de histórias     para me comunicar prazerosamente com as crianças. Essa atividade é muito cara à Educação. Instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade e incentiva o gosto pela leitura, contribuindo na formação da personalidade da crianças, envolvendo o social e o afetivo. É um liame entre o real e o fictício.  Lembrar que saber contar uma história é criar um ambiente de encantamento, suspiros, emoção no qual o enredo e as personagens ganham vida transformando tanto o narrador como o ouvinte.  A história escolhida foi sobre a diversidade, mostrando que as diferenças entre os seres humanos é que colore a vida. E que o respeito às diferenças traz harmonia e felicidade.
E, assim, vamos levando os livros em outras escolas. E que Deus continue fortalecendo-nos com sua graça.









Nenhum comentário:

Postar um comentário