Continuando
os lançamentos de meus livros Dança do Piolho e Na Garupa do Sonho, aportei-me
na Escola Jairo Grossi. Fui recebida com carinho tal que me senti em casa.
Agradecendo
a Deus pela oportunidade de continuar com o meu trabalho de forma prazerosa,
agradeço também à diretora da escola. Francisca, amavelmente, possibilitou esse
encontro. Agradeço ainda à Eliza Cristine
de Resende Marques, coordenadora de área e organizadora do evento. De forma
impecável, tratou de todos os detalhes e acolheu-me com seu riso, que tem
sempre aquele ar de festa. Meu agradecimento vai, também, para a supervisora e
professoras que apoiaram os livros com a presença e o incentivo aos alunos. E, para a UNEC TV, ao Wanderley Otoni e
Angélica. Meu caloroso abraço às crianças – motivo de nossa luta e entusiasmo –
pela acolhida risonha e cheia de interesse. De forma especial, aos amigos que
estiveram lá inundando-me de certezas e reafirmando a amizade companheira:
Humberto Luiz Salustiano Costa, Célia Bomfim Ribeiro, Heloísa Chálabi, Clotilde Ferreira Junqueira,
Eugênio Maria Gomes, Lígia Maria dos Reis Matos, e Almério Matos por me acompanhar ao violão com
o costumeiro talento.
Durante
minha apresentação, como tenho feito em outras escolas, mostrei um livro grande encapado e dourado,
dizendo que ali estava um objeto de ouro, pois é dele que saem maravilhas de
conhecimento e prazer. Continuei na
Contação de Histórias sobre a diversidade, focalizando as diferenças entre os
alunos de uma sala de aula. Mostrei que as diferenças nos distinguem e nos
tornam iguais. Em seguida, busquei no livro
a Poesia. Pelo fato de a criança ser lúdica e lírica, sua alma combina
com os poemas em que ritmo e lirismo compõem um jogo poético
que contribui para a memorização, o prazer de ler, além de aguçar a
criatividade.Pelo fato de a poesia ser subjetiva, facilita ao aluno o ato de poetar. Prova disso, foi o presente que ganhei dos
alunos Sthella Meireles, Renato Alves e Maria Eduarda Lacerda Silveira que me
dedicaram lindos poemas. Com
sensibilidade e ternura de passarinho no ninho, teceram versos com conteúdo,
sem rimas forçadas ou palavras soltas. Tudo fazia sentido, e tocou
profundamente o meu coração ávido da
emoção que a poesia provoca. Finalmente,
embrulhei os poemas na música. Essa arte educa os sentimentos por meio dos
sons, facilita o aprendizado e cria empatia entre alunos e professor. Música e
poesia juntas despertam interesse maior, pois as duas fazem parte do jogo
lúdico. Melodia, ritmo, rimas, palavras, versos, emoções – encantam crianças de
todas as idades.
Algumas fotos ilustram e
eternizam o momento, que ficará comigo a marcar a caminhada com os livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário