quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Escola Jairo Grossi abre portas para os livros


Continuando os lançamentos de meus livros Dança do Piolho e Na Garupa do Sonho, aportei-me na Escola Jairo Grossi. Fui recebida com carinho tal que me senti em casa.
Agradecendo a Deus pela oportunidade de continuar com o meu trabalho de forma prazerosa, agradeço também à diretora da escola. Francisca, amavelmente, possibilitou esse encontro.  Agradeço ainda à Eliza Cristine de Resende Marques, coordenadora de área e organizadora do evento. De forma impecável, tratou de todos os detalhes e acolheu-me com seu riso, que tem sempre aquele ar de festa. Meu agradecimento vai, também, para a supervisora e professoras que apoiaram os livros com a presença e o incentivo aos alunos.   E, para a UNEC TV, ao Wanderley Otoni e Angélica. Meu caloroso abraço às crianças – motivo de nossa luta e entusiasmo – pela acolhida risonha e cheia de interesse. De forma especial, aos amigos que estiveram lá inundando-me de certezas e reafirmando a amizade companheira: Humberto Luiz Salustiano Costa, Célia Bomfim Ribeiro,  Heloísa Chálabi, Clotilde Ferreira Junqueira, Eugênio Maria Gomes, Lígia Maria dos Reis Matos, e  Almério Matos por me acompanhar ao violão com o costumeiro talento.
Durante minha apresentação, como tenho feito em outras escolas,  mostrei um livro grande encapado e dourado, dizendo que ali estava um objeto de ouro, pois é dele que saem maravilhas de conhecimento e prazer.  Continuei na Contação de Histórias sobre a diversidade, focalizando as diferenças entre os alunos de uma sala de aula. Mostrei que as diferenças nos distinguem e nos tornam iguais. Em seguida, busquei no livro  a Poesia. Pelo fato de a criança ser lúdica e lírica, sua alma combina com os poemas em que ritmo e lirismo compõem um  jogo poético  que contribui para a memorização, o prazer de ler, além de aguçar a criatividade.Pelo fato de a poesia ser subjetiva, facilita ao aluno  o ato de poetar.  Prova disso, foi o presente que ganhei dos alunos Sthella Meireles, Renato Alves e Maria Eduarda Lacerda Silveira que me dedicaram lindos poemas.  Com sensibilidade e ternura de passarinho no ninho, teceram versos com conteúdo, sem rimas forçadas ou palavras soltas. Tudo fazia sentido, e tocou profundamente o meu coração  ávido da emoção que a poesia provoca.  Finalmente, embrulhei os poemas na música. Essa arte educa os sentimentos por meio dos sons, facilita o aprendizado e cria empatia entre alunos e professor. Música e poesia juntas despertam interesse maior, pois as duas fazem parte do jogo lúdico. Melodia, ritmo, rimas, palavras, versos, emoções – encantam crianças de todas as idades. 
Algumas fotos ilustram e eternizam o momento, que ficará comigo a marcar a caminhada com os livros.











Nenhum comentário:

Postar um comentário