quarta-feira, 4 de julho de 2012

Duelo de Titãs


          Com vistas às eleições municipais, o quadro político acaba de ser definido. João Bosco não concorre à reeleição e o PT aponta Juarez Gomes de Sá com o vice ainda indefinido. Aluísio Palhares não se candidata a prefeito e ainda não se manifestou publicamente sobre apoio. Pelo visto, a disputa acirrada será mesmo entre Ernane e Marco Antônio. Será um duelo entre forças igualmente poderosas. Um duelo de titãs marcará a campanha.
          Eleitores dos dois lados torciam por um acordo entre ele, sabendo-se que tinham a mesma linha de pensamento e mesma parcela do eleitorado.  Companheiros desde sempre, Marco Antônio foi secretário de saúde no governo Ernane e dividiram  o mesmo palanque na eleição passada. Agora os dois que, se estivessem juntos, consolidariam uma vitória presumidamente expressiva, seguem separados.
          Ernane é um nome forte. Seu governo realizou obras, apoiou a Educação e Cultura de forma eloquente, consolidou a saúde com muitos melhoramentos. Foi um tempo de progresso e bem-estar da população. Traz como vice Rafael Lima, o Rafa, presença que soma por se tratar de um empresário de sucesso.
          Marco Antônio, figura também muito forte, traz na testa a estrela da honradez, juventude, valores familiares e esperança. É sangue novo a jorrar energia e ideias inovadoras. Traz na bagagem os bons serviços prestados como secretário de saúde nos governos Dário Grossi e Ernane, ganhando elogios e prêmio no âmbito nacional. Carrega ainda mais dois trunfos. O primeiro é o de ser caratinguense de nascimento e vida. Embora um bom prefeito independa desse fator, a de se cobrar de um filho legítimo da terra maior responsabilidade. O outro trunfo é o apoio do deputado Mauro Lopes. Um precioso apoio. Confere à candidatura de Marco Antônio segurança e força a futuros projetos. O vice é Odiel. Conhecedor do mundo político, já foi vereador e presidente da Câmara. Simpático e dinâmico, tem eleitores cativos.
          Aí  está uma difícil escolha, mas seguindo a Cartilha do Voto Consciente, editada pelo MAC, acharemos boas dicas.
          Uma certeza nos alenta: a campanha será de alto nível. Os candidatos são muito éticos e saberão se conduzir bem. Na verdade, proclamar defeitos não é construtivo e pode ser uma faca de dois gumes, isto é, tanto poderá prejudicar o adversário expondo seus erros, como ajudá-lo na condição de vítima. O que conta mesmo é apresentar uma boa e viável plataforma de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário