domingo, 4 de agosto de 2013

Papa Francisco

          Com sorriso inteiro no rosto simpático, o papa Francisco chega ao Brasil encantando a todos. Recepcionado com entusiasmo, o Rio de Janeiro parou e multidões acenavam-lhe e tentavam se acercar do carro que o condizia para vê-lo de perto e ganhar sua bênção.
          A presidente Dilma Roussef o recebeu com simpatia e fez bonito ao representar bem o povo brasileiro. O papa agradeceu a acolhida dos cariocas e, entre outras considerações, disse que Deus ama a juventude.
Em Aparecida, o evento revestiu-se de beleza e contentamento constituindo um momento único de comoção e fé. Nem mesmo a chuva conseguiu tirar o brilho da comemoração, pois intensa foi a expectativa do povo de sentir a presença do Santo Padre, de apreciar seus gestos espontâneos que, quase sempre, surpreendem. Mais que isso, todos desejavam ouvir sua palavra tão importante para a juventude e os fiéis. Ele que se revela humilde, generoso, pronto a combater a vaidade humana e exaltar os pobres e excluídos, certamente terá  uma palavra terna de orientação neste novo tempo.
          No santuário de Aparecida, rezou sua primeira missa pública em território estrangeiro, desde que assumiu o governo da Igreja. Seu primeiro ato foi o de se colocar aos pés da imagem original de Nossa Senhora Aparecida e, emocionado, consagrar-se a Ela, pedindo-lhe levasse ao Pai sua prece em favor dos jovens e da Igreja.      Na missa, a segunda leitura retirada do Gêneses, e o evangelho descrevendo as bodas de Caná, evocaram a presença da Mãe de Deus, de quem o papa é devoto.      Na homilia, ressaltou três valores que devem nortear a vida do cristão: conservar a esperança, deixar-se surpreender pelo amor de Deus e viver na alegria. 
          Ele, que fala tanto sobre as drogas, visitou uma instituição que acolhe dependentes químicos e recebeu de presente uma imagem de São Francisco de Assis – símbolo de desapego e paz.
Também insere em seus discursos a visão política dos acontecimentos. Exorta os políticos a agirem com o pensamento no bem comum. Que pensem nos males do nosso tempo, como o desemprego que tira do jovem um horizonte de possibilidades.
          Outro tema corrente em sua fala é sobre o valor das mães e das avós, por serem elas as primeiras catequistas dos filhos e netos, incutindo-lhes a fé e os bons costumes.   Chegou a afirmar que as avós são o presente mais precioso de Deus.  E é bom lembrar que essa sua predileção  pelas avós deve-se  ao fato de ele ter convivido de forma forte e assídua com sua avó, e aprendido dela as lições inesquecíveis de fé que, seguramente, iluminaram sua vocação.
          Há de se ressaltar a impecável organização do evento em Aparecida, tanto do ponto de vista religioso – escolha dos textos, cânticos, cerimonial – como sob o ponto de vista da lojística. Não foi registrado nenhum incidente.
          Que o Espírito Santo – inspirador da Igreja – ilumine o papa em suas palavras e diretrizes, e aos  jovens para que se abram ao  Amor de Deus e renunciem aos imperiosos chamados da vida moderna. Que se lembrem do caminho estreito por onde, muitas vezes, passa a salvação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário