sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Festa do livro


          Dia 19 de setembro próximo, será o lançamento de dois livros meus para o púbico infanto-juvenil:  “Mãe com mel” e  “Cadê o palhaço?”  Uma homenagem às vovós e um mimo para os netinhos.
          Em ocasiões assim, tenho feito festa. Por vários motivos. Primeiramente, porque o livro merece. Não, necessariamente, o meu livro, mas o livro como veículo de conhecimento e prazer. Por sua importância na formação de crianças e jovens, penso ser justo festejar sua chegada e desejar que ele provoque encantamento e prazer.  Outro motivo para festas é que um espetáculo de arte, como sempre acontece em meus lançamentos, leva cultura,  beleza e aguça a sensibilidade.  E, por fim, é sempre agradável reunir amigos em torno de momentos bons.  Neste mundo de hoje, tão cheio de violência e lidas, nada melhor que inventar maneiras de celebrar e bendizer  o riso e a vida. Na verdade, o que se deseja é ver as crianças envolvidas com o livro. E, para se formar o hábito de leitura, vale a pena usar vários recursos  e empreender esforços.
          Convido as famílias, pois a criança sozinha, ou por si só, não costuma buscar o livro. Ela depende dos pais. Aliás, é na família que o gosto pelos livros começa e deve ser fomentado. É junto aos pais que os filhos presenciam os melhores exemplos.  Então, o apoio e a aprovação da família são o primeiro passo no incentivo à leitura e, consequentemente, ao crescimento do jovem leitor.
          Convido as escolas. Que passem o convite aos alunos com empenho.  A força do professor é primordial para que o aluno busque o livro e tenha vontade de ler.  A palavra do mestre e suas lições de vida, porque são plantadas com amor, ficam para sempre.  E, trabalhar a imagem da vovó, sua presença de ternura na família e sua importância nos dias de hoje, fazem parte de projetos de muitas escolas.
          O espetáculo será muito bonito! Artistas de casa e de fora darão seu recado no melhor estilo.  Escolas daqui participarão com números feitos com dedicação e graça.  De Belo Horizonte virá o balé Cristina Helena, uma das mais conceituadas academias de Minas Gerais.  Também, haverá roda de viola, poemas e palhaços.   Tudo para lembrar o carinho da vovó e festejar essa figura ímpar que mais parece mãe com mel.
          Convido todos para, juntos, vivenciarmos uma hora de homenagem e alegrias. Conto, mais uma vez, com minha terra, que nunca me negou a honra da essencial colaboração.


        

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário