domingo, 2 de agosto de 2015

Prêmio literário


A Academia Caratinguense de Letras – instituição a que pertenço – instituiu o prêmio Marilene Godinho de literatura. É uma homenagem que me honra e emociona por constituir um incentivo ao meu trabalho e pela finalidade do concurso.
Agradeço a deferência que me enaltece, mas faz-me pensar se realmente a  mereço.   O pensamento que me ocorre para justificar o elogio é levar em conta a bondade dos acadêmicos, considerar a importância e o objetivo do certame, mais a grandeza do gesto. Sabemos dos grandes benefícios advindos do fomento à literatura. Incentivar a leitura e a escrita é meta da família, da escola e da sociedade, pois ler e escrever levam ao conhecimento, em cuja bagagem estão o saber, a formação, a liberdade.
Iniciativa louvável. Os concursos literários não só revelam talentos, como suscitam nos concorrentes o desejo de continuar escrevendo.  Todo aquele que se aventura na escrita, acaba rendido à magia de revelar ideias e brincar com as mil possibilidades da palavra. É um jogo, uma fantasia, um colorido que aguçam a imaginação e cativam o espírito.  
Grandes escritores foram revelados em concursos literários. Muitos atestam o quanto foi bom participarem de prêmios de redação em sua escola ou em sua cidade, quando crianças ou jovens. A semente fica na terra fértil da imaginação e, mais cedo ou mais tarde, brota e floresce.
Sobre os jogos Pan Americanos de 2015, especialistas falam da grande importância das disputas escolares na formação de futuros atletas. Assim, também, acontece com as competições literárias. Num âmbito menor pode-se, com facilidade, vislumbrar e desenvolver o potencial de crianças e jovens.  E ao adquirir o gosto pela escrita, os benefícios se farão sentir para além do concurso. O binômio ler-escrever credencia qualquer pessoa na vida cotidiana e frente ao mercado de trabalho.
Agradeço a Academia Caratinguense de Letras por vincular meu nome a uma iniciativa que me é tão grata e preciosa.
Fico torcendo para que a participação seja grande, entusiasmada e enriquecedora. Caratinga, berço de artistas e escritores, não pode fugir à vocação. É possível que desse concurso saiam autores com talento para  empreender  altos voos. Os participantes verão como é bom escrever e colocar o coração no papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário