sexta-feira, 15 de abril de 2016

Padre Gleidson Forte Martins



Padre Gleidson é um show de padre, e um padre que faz show! Alegre, comunicativo, voz bonita, gestos que abrigam, alma generosa de sacerdote comprometido com a missão de mostrar o caminho do Reino.
A mídia tem padre Fábio de Melo, padre Marcelo Rossi, padre Reginaldo Manzotti e outros. E, nós, também temos o padre Gleidson a levar o evangelho nas asas de sua arte. Ele usa instrumentos atuais para evangelizar e cativar o rebanho que, encantado, ouve a voz do Pastor, e se achega para banhar-se na Palavra proclamadora da Boa Nova, e na Eucaristia, alimento de vida eterna.
Padre Gleidson possui talentos, e não os enterra. Antes, coloca-os a serviço de Deus, da Igreja e de todos. Aproveita-se dos dons que Deus  lhe deu para levar a verdadeira mensagem de Jesus em homilias, pregações e encontros. Somam-se a isso a música e o contentamento que enlevam e ensinam a linguagem dos anjos. Nutrido das bênçãos do Espírito Santo, ele tem arrebanhado almas, antes frias, para a prática religiosa. Ele tem conquistado público para sua música, para suas missas e para os encontros de espiritualidade. Simples, humilde, gente como a gente. Projeta e figura de Jesus ao acolher ricos e pobres, incultos e letrados. Estica o tempo e inventa minutos porque deseja estar sempre disponível para atender, celebrar, abençoar e... cantar. É muito procurado para aconselhamentos e confissões. Ao sondar as dores da alma, ele se insere de tal maneira na vida das pessoas, que descobre a lágrima oculta e sofre junto. Quando passa o dia inteiro vivendo os problemas dos consulentes, sente-se exausto, como se sobre seus ombros pesasse as mágoas de todos.  E se aflige no desejo de encontrar soluções e levar a paz.  
Uma pessoa com tantas virtudes e qualidades, e que agrada a tanta gente, certamente incomoda. Padre Gleidson deve incomodar muita gente que pertence a dois grupos: os tradicionais que não aceitam mudanças, e os invejosos que não suportam o sucesso do outro. Na verdade, “ninguém atira pedras contra árvores sem frutos.”   Essa situação é comum na Igreja. Muitos padres já passaram por momentos de incompreensões, e venceram, porque a promessa de Jesus é cumprida: “Eu estarei sempre com vocês”.  O papa Francisco, exemplo vivo de Jesus, disse em entrevista: “Aquele que constrói muros e não constrói pontes, não é cristão.” E as pessoas atentas aos eventos da Igreja, sabem que o papa tem lutado para implantar as propostas do Concílio Vaticano II, que ainda não foram totalmente atendidas, e tem encontrado muita dificuldade e intolerância, geralmente por parte dos radicais que não desejam ares novos  à Igreja.    Padre Gleidson tem construído pontes para que todos se sintam ligados entre si e irmanados pelos  ensinamentos divinos.
Nosso padre cantor nasceu em Fotaleza, no Ceará, no dia 18 de setembro de 1985. Filho de Luís Evanilson Teixeira Martins e Maria das Graças Forte Martins.  Criado numa família religiosa, tem dois irmãos e uma irmã: Giuliano, Gonzaga e Ghimena.
Pela inquietude e pelo dinamismo de hoje, já se sabe que ele foi uma criança levada da breca!  Corria com os amigos numa algazarra sem fim e, de tanto subir no pé de goiaba – travessura proibida pela mãe – acabou quebrando os dois braços de uma só vez. Deu trabalho. Mas, por incrível que pareça, ele não gostava de tirar retratos, não gostava de festas de aniversário, e não gostava muito de ir  à igreja. Durante as celebrações, puxava o cabelo das outras crianças, mascava chicletes e inventava moda. Mas o menino cresceu um pouco e, quando Jesus escolhe um discípulo, não vê barreiras, considera apenas a Sua vontade. E ao escolhido, basta apenas a Sua graça e nada mais.
O “segue-me” de Jesus aconteceu devagar. Depois de ser crismado e de ter feito a Primeira Comunhão, sentiu um toque mais profundo e o desejo de se avizinhar das coisas de Deus. Padre Adriano incentivou muito sua ascensão espiritual, como o padre Francisco, que também faz parte de sua história. Frequentava igrejas e ajudava os párocos. Muitas vezes, durante as missas, levava a Bíblia num ritual à moda do Ceará: numa peneira coberta com uma toalha bordada ou rendada, o livro sagrado era conduzido por ele, enquanto entoava um cântico religioso, mostrando já um rasgo de sua arte.
Passou por Sete Lagoas, MG, Igreja da Boa viagem em BH, e em Bogotá, Colômbia.
Ordenou-se em Fortaleza, pelas mãos de Dom Jorge, no dia 10 de março de 2013. Exerceu o ministério sacerdotal na Argentina, e agora chega a Caratinga.
Padre Gleidson tem apenas 3 anos de sacerdócio, e traz na bagagem a esperança, o entusiasmo e o desejo de acertar,  como todo jovem idealista. É espontâneo como os puros de coração, e tem os olhos límpidos que lhe permite ver somente o bem em cada um.
Não deixemos que a maldade se apodere de nós. Não apontemos erros com nossos dedos sujos. Não magoemos os pés desse mensageiro de Deus que anuncia a paz, colocando pedras em seu caminho.  Façamos da palavra – dom que somente nós, humanos, possuímos – um instrumento para elevar, incentivar, amar.  Lembremo-nos de que um pregador da Palavra e da doutrina é uma luz. E a luz – conforme o evangelho – não foi feita para ser colocada debaixo da cama ou do armário, mas foi feita para ser colocada no candeeiro, num lugar alto para que possa iluminar.
Desejamos que padre Gleidson seja muito feliz entre nós.  Que ele continue espalhando seu canto bonito e exercendo seu ministério nesta terra, cuja característica maior é o calor humano de nossa gente. Seu trabalho haverá de ser grandioso, como tem sido até agora. Saúde, fortaleza, fé, alegrias, realizações. E...chap, chap!





Um comentário:

  1. Querida Marilene Godinho, muito obrigado pelo lindo e carinhoso texto. A minha gratidão pelo apoio e reconhecimento de que é possível alimentar a espiritualidade da alma com o toque da beleza da arte. Fico até emocionado por ter um pouquinho da minha história traduzida em suas admiráveis palavras. Deus, o artista da alegria maior, continue acompanhando sua vida e missão. Grande abraço e uma bênção especial ao seu coração! Pe. Gleidson Forte, SSS.

    ResponderExcluir