domingo, 14 de março de 2021

Heróis da Saúde

 

            O médico é o profissional que cuida das doenças garantindo saúde e vida. Ele sempre foi uma figura admirada e amada pelo bem que distribui para todos nós.
            Agora na pandemia do Covid-19, ele tem sido o apóstolo da medicina mais solicitado e desejado. Sua presença tem sido a mais importante nesse período em que a doença chega, avança e muitas vezes, mata. Ele, as enfermeiras e os profissionais da saúde têm trabalhado ardorosamente, dia e noite, para salvar vidas. Pelos relatos e pesquisas, sabemos do grande sacrifício que os médicos estão empregando em favor da humanidade. E o drama dos médicos é imenso diante de doentes acometidos de um mal que não tem remédios absolutamente eficazes. A angústia deles é grande ao se sentirem pequenos diante de sua missão. Não só por estarem diante de uma doença desconhecida, ainda são afligidos por falta de leitos, respiradores e outros insumos. Pontuando, ainda, a debandada de médicos em determinada região. E a falta deles faz com que os que atuam se sintam mais angustiados. Basta a gente avaliar o emocional dos médicos diante de um cliente em estado grave, sobre o qual ele aplica tudo o que lhe é possível, e no final vê morrer o paciente e sente a dor dos familiares, quando mães, pais, filhos partem.
            O envolvimento dos médicos na atual pandemia é total, uma verdadeira entrega, na qual muitos perdem a vida porque são infectados, mesmo tomando cuidados que, quase sempre, essa doença não respeita. Inumerável é o número de médicos e enfermeiras que perderam a vida para dar vida. E é bom lembrar que todo sucesso no tratamento aconteceu porque houve um médico cuidando. Lembrar, também, que no período de 2 de maio a 2 de outubro de 2020, mais de 244 médicos morreram de covid-19, número que já é maior hoje.
            O impacto da pandemia na vida dos médicos tem causado doenças graves. Um estudo sobre esse assunto está sendo feito no Brasil para avaliar o psicotrauma, o impacto psicossocial e a qualidade de vida dos médicos. De acordo com Carmita Abdo, diretora do AMB, a situação traumática pode ser diferente em cada médico com respostas diferentes.
            Temos de agradecer de joelhos a esses profissionais, que são anjos divinos na vida da humanidade. Pedir a Deus que lhes dê saúde e fortaleza para ajudar os doentes. Dar a eles a alegria para receber os clientes da Covid-19 com o sorriso que é o retrato da esperança. Recentemente, um grande amigo meu foi acometido desse mal e teve de ir para Belo Horizonte. Hoje curado, lembra e agradece a recepção que teve dos profissionais do hospital. O entusiasmo e o otimismo dos que o receberam pesou muito na sua maneira de encara o tratamento.
            Que Deus abençoe os médicos que lidam nessa pandemia, com graças de saúde, paz e muito amor. Eles merecem o bondoso olhar de Deus.
Marilene Godinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário