domingo, 28 de março de 2021

O sorriso é uma bênção


Sorrir traz tanto bem que não pode ser esquecido. Ele é uma porta aberta, um raio de sol, um abraço que os lábios oferecem. Como é bom quando a gente é recebida com um sorriso, seja numa visita, numa reunião, num consultório médico, num encontro casual. O sorriso recebido anima-nos e nos ajuda a ficar de bem com a vida. Trabalhar com pessoas de fácil sorriso, torna os afazeres prazerosos, dissipando o cansaço e ensina-nos a sorrir, também, pois ele é contagioso. Depois ouvir uma anedota engraçada, o sorriso sai solto acariciando a alma.

Segundo psicólogos e médicos, sorrir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele. Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas, como a tristeza, e relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.

Quando sorrimos, sentimo-nos automaticamente melhores, mais leves, menos pressionados. O sorriso é bom para quem sorri e para todos que o recebem. O sorriso libera endorfina, substância química associada ao bem-estar. Ela ajuda na saúde física, mental ajudando também o sistema imunológico, melhorando a resistência às doenças. E o melhor: faz bem ao coração. Quando sorrimos, o fluxo sanguíneo aumenta, melhorando a função dos vasos, o que protege contra os ataques cardíacos e problemas cardiovasculares.

Atualmente, as tristezas vindas da pandemia do coronavírus, têm nos tirado o sorriso constante, aquele espontâneo que aquece o coração. Até quando nos encontramos, de longe, com amigos, só fazemos um aceno de carinho, pois o sorriso fica atrás da máscara. E como tem feito falta o sorriso... Mas não podemos deixar de usá-lo, pelo bem que nos faz. É preciso inventar motivos para sorrir. Mesmo um sorriso amarelo, pequeno, poderá buscar alegria pela repetição. Vamos ler um livro gostoso e sorrir; vamos fazer palavras cruzadas e sorrir. Vamos telefonar para amigas ou amigos e sorrir. Vamos evocar momentos felizes do passado, da infância, e vamos sorrir. Vamos rezar e sorrir com a ternura de Jesus e Maria. Vamos inventar motivos para sorrir neste momento em que as vacinas chegaram e, daqui a pouco, estaremos felizes outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário