segunda-feira, 19 de abril de 2021

Roberto Carlos – 80 anos

 



Roberto Carlos está completando 80 anos de vida.  Muitas homenagens estão sendo preparadas para esse cantor e compositor brasileiro considerado “O Rei” da música romântica.

            Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Estado de Espírito Santo, no dia 19 de abril de 1941. Filho de um relojoeiro, Robertino Braga, e da costureira Laura Moreira.

Teve uma infância modesta.  Em 1947, ainda criança, sofreu um acidente na linha férrea, perdendo a perna. Acontecimento que o marcou  e foi descrito na música “O Divã”. Mas, embora triste, esse episódio não o atrapalhou na conquista do sucesso, pois sua alma guerreira só se move para o alto.

Roberto foi líder do movimento musical chamado Jovem Guarda dos anos 60, que o elevou ao status de ídolo da geração. Com ele estiveram Erasmo Carlos e Wanderléa, e juntos fizeram parte do primeiro movimento musical de rock brasileiro.  Celebrava uma grande amizade com Erasmo Carlos, que foi seu parceiro em muitas composições musicais.

Além de cantor e compositor, participou de muitos filmes e festivais no Brasil e em outros países. Ganhou o Festival da Canção na Itália, que foi um retumbante sucesso. Todo ano ele lança um disco inédito e faz uma apresentação na Globo. É o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira, incluindo gravações em espanhol, italiano, francês e inglês.

O livro “Roberto Carlos em Detalhes” do jornalista e historiador Paulo César Araújo, foi lançado em 2006. A obra foi recolhida das livrarias depois que Roberto recorreu à Justiça alegando invasão de privacidade e admitindo que a biografia não foi autorizada.

Sua vida amorosa foi bastante movimentada. No período da Jovem Guarda, consta que ele teve um caso passageiro com Maria Stella Splendore, então mulher do famoso estilista Dener. Há possibilidade de o cantor ser pai da filha de Maria Stella, Maria Leopoldina Splendore Pamplona de Abreu. Isso teria sido o pivô da separação de Dener e Maria Stella.

O cantor, segundo pesquisa, teve casos efêmeros com Maysa, Sílvia Amélia Chagas e Sônia Braga. Em 1968 casou-se em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, com Cleonice Rossi, com quem teve dois filhos: Roberto Carlos Segundo, chamado de O Segundinho, e Luciana. Segundinho nasceu com glaucoma de difícil tratamento. Roberto assumiu a paternidade de Ana Paula Rossi Braga, filha da sua mulher com um namorado que não quis assumir a paternidade.

Teve um romance com Miriam Rios com quem manteve um casamento de 11 anos. Em 1990 descobriu que de seu breve relacionamento com a modelo Maria Lúcia Torres resultou um filho, Rafael Carlos Torres Braga, que ele assumiu através do teste de paternidade.

Enfim, o encontro de almas gêmeas ocorreu com Roberto e Maria Rita Simões, em 1996. Segundo Roberto, foi o maior amor de sua vida. Casamento repleto de cuidados, atenções, amor eterno. Ela morreu em 1999, deixando Roberto desolado e recluso por muito tempo. Até hoje, Roberto fala de Maria Rita com saudades e recordações que não morrem.

Ele merece grandes homenagens por seu trabalho que encantou e encanta multidões. Atualmente, tem público cativo e numeroso em suas aparições.  Ninguém se esquece das músicas que serão eternas no coração da gente.  Algumas: Detalhes, A distância, Cama e mesa, Lady Laura, Amada amante, Amigo, Proposta, Outra vez, Cavalgada e outras.

Que Deus abençoe nosso Roberto Carlos com saúde, alegrias, sucesso, inspiração, paz.  Que possamos por muitos anos, ainda, ouvir suas canções que sempre nos remetem a momentos de ternura.

Marilene Godinho

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário